terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Preâmbulos

A vida é uma sucessão interminável de caminhos e escolhas, e a configuração específica de caminhos e escolhas que eu tomei me trouxe até esse momento icônico da minha história: vou fazer um intercâmbio de um ano na Holanda, a começar na quinta-feira próxima, quando embarco, e terminar em algum ponto de fevereiro ou março de 2015.

E eu, que normalmente estou cheio de pensamentos, tantos que nem sempre consigo organizá-los o suficiente para compartilha-los com o resto do mundo, decidi criar esse blog (seguindo conselhos de um amigo) para botar essas ideias pra fora. A experiência tem me mostrado que quando eu consigo fazer isso invariavelmente me sinto melhor, mais leve. Não existe uma relação específica entre ideia e peso na cabeça como a que existe entre massa e energia (valeu Einstein!), mas seja qual for essa relação, botar pra fora funciona e é um santo remédio.

A ideia aqui é que eu possa compartilhar algumas das ideias que me ocorram nesse ano que eu vou passar fora. Este blog não é um diário de bordo, mas não exclui-se a possibilidade de em algum momento parecer-se com um; não é um blog normal porque a experiência de viver em outro país com certeza vai nortear grande parte dos meus pensamentos, mas não é impossível que de vez em quando algum post acabe não tendo nada a ver com nada; não é um blog que pisca.

Aqui acabarei eventualmente respondendo algumas questões bastante relevantes:

- como é caminhar em um hemisfério diferente, depois de vinte anos acostumando-se com o Efeito Coriolis?
- é verdade que dá para abrir um Macbook nos ônibus da Holanda?
- é verdade que a prostituição lá é legalizada? e existe algum meio melhor para conseguir dinheiro suficiente para comprar um Macbook, além da venda de órgãos sobressalentes?
- viajando 10 mil quilômetros a uma velocidade aproximadamente constante de 1000km/h e levando em consideração a Teoria da Relatividade, quantos milissegundos de vida em relação a um hipotético irmão gêmeo que ficou no Brasil eu terei ganhado ao desembarcar em Amsterdam?
- por quê diabos "Holandês Voador"?

Além de todas as demais perguntas que me aparecerão nos próximos tempos. Então afivelem os cintos, mantenham suas poltronas reclinadas em um ângulo de 15,3º em relação à vertical, e aproveitem a paisagem tanto quanto os bebês nas fileiras de trás permitirem.

Omhelzing!

Nenhum comentário:

Postar um comentário